TOP 3: CURIOSIDADES SOBRE GUSTAVE EIFFEL

Gustave Eiffel, que empresta seu sobrenome ao maior símbolo da França: a Tour Eiffel! Separamos algumas curiosidades para além de sua obra prima:

Bordeaux foi cenário de seu primeiro projeto

passerelle-st-jean

Bem cedo, aos 26 anos, Eiffel se dedicou ao projeto de uma ponte ferroviária de mais de 500 metros, o que já demonstrava sua habilidade em projetar construções baseadas na utilização de estruturas metálicas. Hoje, a obra denominada Passerelle St Jean, está desativada, mas faz parte do conjunto de monumentos históricos protegidos, que desde 1860 liga Garonne à Bordeaux.

Obras espalhadas por Portugal

maria-pia

Eiffel não restringiu seu talento apenas à França. A emblemática Ponte Maria Pia, que passa sobre o Rio Douro, em Portugal, é de sua autoria. Outras obras estão espalhadas pela América Latina, mas colocam sua autoria em dúvida: é difícil provar a participação de Eiffel, e a história acaba ficando meio nebulosa quanto à identidade do projetista. O que é certo é que em Portugal sua influência foi maior, tendo o francês inclusive morado no país.

Teve participação na Estátua da Liberdade

5-6-solrisingparistrusswork-engraving-4-5x300dpi-bw-copy

Já é sabido que a estátua foi um presente dos franceses aos americanos, em comemoração ao centenário da independência dos Estados Unidos, sendo então um símbolo da boa relação entre os dois países. O que poucos sabem, no entanto, é que a estrutura de ferro foi projetada por Eiffel. Oui! Sua intervenção foi essencial para que a escultura de Frédéric Auguste Bartholdi, também francês, saísse do papel e enfeitasse Nova York. 

 

QUER MAIS?

Agora que você tudo sobre o famoso Gustave Eiffel, você também gostaria de aprender mais coisas sobre a França e se comunicar mais em francês ? Conheça o cursos da Aliança Francesa Araraquara, que vai te ensinar a língua e a cultura francesa! Seu francês vai decolar!

Você irá aprender de uma forma rápida e definitiva a se comunicar em francês (seja você alguém que nunca teve contato ou que já tenha feito aulas). Entre em contato! Clique

Comentários encerrados.