CURIOSIDADES SOBRE O ARCO DO TRIUNFO

 

Localizado no encontro de doze avenidas muito importantes de Paris, incluindo a famosa Champs-Élysées, o Arco do Triunfo é um ícone. Do alto dos seus 50 metros de altura, o monumento é parada obrigatórias para qualquer um que vai à cidade. Completando 182 anos de sua inauguração no dia 29 de julho, ele não é apenas uma obra majestosa, mas também carrega parte da história francesa em suas paredes. Veja algumas das curiosidades sobre o monumeto:

A construção demorou 30 anos

O Arco do Triunfo retoma uma tradição da Roma Antiga para celebrar conquistas militares. Napoleão Bonaparte encomendou o monumento em 1806, por conta da vitória francesa na Batalha de Austerlitz. Após uma série de dificuldades, a obra foi finalizada em 1836, 15 anos após a morte do imperador.

arco_do_triunfo_14_juillet

Homenagem nos pilares

Nos quatro pilares do arco estão gravados os nomes das batalhas vencidas pelo exército napoleônico e também o nome de seus  558 generais franceses, alguns deles tiveram seus nomes grifados por terem morrido nas guerras.

arco_do_triunfo_nome_generais_napoleao

 

Um avião já passou por baixo do arco

O aviador francês Charles Godefroy conseguiu realizar a façanha até então inimaginável. Em 1919 foi o primeiro a  passar sob o Arco do Triunfo com seu bimotor. A manobra foi feita durante uma homenagem aos mortos na Primeira Guerra Mundial e foi captada no vídeo abaixo!

Memorial da 1ª Guerra Mundial

Em 1921, um soldado francês morto durante a primeira guerra mundial foi enterrado abaixo do arco, sua lápide ficou conhecida como “Tombe du soldat inconnu” e até hoje serve de homenagem  simbólica a todos os soldados franceses mortos durante as batalhas da Primeira Guerra Mundial.

soldat_inconnu_soldado_desconhecido

O Brasil já teve seu próprio Arco do Triunfo

Em 1921, o então Presidente do Brasil Epitácio Pessoa confirmou uma visita a São Paulo. Para celebrar sua chegada, a prefeitura se inspirou nos ideais franceses e resolveu um Arco do Triunfo provisório. Em surpreendentes 3 dias o monumento foi erguido pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Com 28 metros de altura e 27 de metros de largura, o arco durou pouco tempo e foi desmontado após a celebração da Independência do Brasil, em 7 de setembro do mesmo ano. Conheça essa história completa!

arco_do_triunfo_sao_paulo

 

QUER MAIS?

Agora que você conhece tudo sobre o ”Arc de Triomphe”, você gostaria de conhecer outras coisas sobre a cultura francesa e muito mais?  Você gostaria de aprender a comunicar em francês também?!
Conheça o curso da Aliança Francesa Araraquara, que vai te ensinar a língua e a cultura francesa! Seu francês vai decolar!

Você irá aprender de uma forma rápida e definitiva a se comunicar em francês (seja você alguém que nunca teve contato ou que já tenha feito aulas). Entre em contato! Clique

Comentários encerrados.