DICAS PARA MEMORIZAR O VOCABULÁRIO

Reter o vocabulário é uma missão que possui múltiplas estratégias e métodos, que devem ser levados também para fora da sala de aula. Como cada aluno tem o seu ritmo e modo de aprendizado – uns mais visuais, outros mais auditivos – selecionamos, com a ajuda do nosso departamento pedagógico, algumas dicas espertas para você memorizar o vocabulário e ampliar seu leque de palavras. Olha só:

Defina um campo lexical

A organização das palavras por grupos lexicais é uma boa forma de associá-las a outras e, consequentemente, de memorizá-las. Quando agrupamos, por exemplo, a palavra “travail” ao grupo “travailleur”, “travailler”, “salaire”, “métier”, “chef” e “employé”, temos um círculo de outros verbetes afins, que possuem o mesmo campo de conhecimento. Assim, quando tentar lembrar de uma palavra mas não conseguir, recupere então alguma que pertença ao grupo lexical, o que pode facilitar a lembrança daquela que você gostaria de lembrar.

Associe um indício pessoal

Uma forma bem interessante de recuperar a memória sobre uma palavra é ligá-la a algo bem pessoal que acontece, ou que tenha acontecido com você. A palavra “maison” pode ser ligada ao número da sua residência, já “manteau” pode ser ligada àquela viagem em que você passou muito frio, e não tinha um casaco. Nessa hora, é importante recuperar acontecimentos importantes e conectá-los aos verbetes que deseja. Para que tudo fique mais divertido, anote em um papel, dê a um colega e peça a ele que diga somente os indícios para que você responda com as palavras correspondentes.

Escreva a sua definição da palavra

Se já tem um domínio avançado da língua, vale escrever sua própria definição da palavra no idioma que está estudando. Além de ser um exercício de escrita e criatividade, você consegue colocar no papel o que aquela palavra significa para você, tornando-a mais fácil de ser lembrada. Se tiver dificuldade em fazer a seleção das palavras que deseja escrever, pegue alguns mots de suas leituras, ou de músicas que costuma ouvir no idioma.

Brinque de fazer fichas

Quando estiver nos primeiros passos do aprendizado, separe algumas fichas e escreva a palavra no idioma estudado na parte da frente, e no verso o significado também na língua estudada, evitando a tradução para o português. Embaralhe as fichas com a parte do verso voltada para a frente, leia os significados e tente adivinhar a palavra ao qual se referem. A mera tradução do termo para o português deve ser evitada porque nem sempre a comparação com o idioma nativo é possível, como no caso de tempos verbais e outras construções que não existem na língua que o estudante domina.

Espalhe post-its pela casa

Colocar post-its na geladeira, no computador, no espelho do banheiro ou em lugares que você costuma ter bastante contato visual pode ser uma boa na hora de reter as palavras na mente. Ao visualizá-las você vai querer puxar a lembrança do que significam e, se isso for feito com uma certa frequência, a chance de elas serem absorvidas é grande! Outra boa dica para memorizar o nome de alimentos é colar post-its nas embalagens dentro da geladeira: le beurre, le lait, le fromage…Pode parecer um tanto estranho, mas ajuda, viu?

Coloque as palavras em frases

Uma forma bem eficiente é colocar a palavra que deseja memorizar em frases. Escreva cinco ou seis sentenças curtas com a palavra, na língua estudada, e leia em voz alta, aumentando o tom quando a palavra for pronunciada. Nas semanas seguintes, tente recuperar mentalmente alguma das frases quando estiver à toa no metrô, no carro, no supermercado ou curtindo as fotos dos seus amigos nas redes sociais. Quanto mais frequente for o contato com o idioma e com o mot que deseja decorar, melhor.

 

QUER MAIS?
Agora que você conhece tudo sobre estes métodos, Que tal colocar em prática e começar a comunicar em francês também?!
Conheça o curso da Aliança Francesa Araraquara, que vai te ensinar a língua e a cultura francesa! Seu francês vai decolar!

Você irá aprender de uma forma rápida e definitiva a se comunicar em francês (seja você alguém que nunca teve contato ou que já tenha feito aulas). Entre em contato! Clique!!

Comentários encerrados.