Exames

O DELF e o DALF : 

LogoDELF-DALFDiplôme d’Etudes en Langue Française (DELF) e Diplôme Approfondi de Langue Française (DALF) são os diplomas oficiais expedidos pelo Ministério da Educação Nacional da França, que certificam as competências em francês dos candidatos estrangeiros ou de franceses originários de um país não francófono que não possuem um diploma de ensino secundário ou superior público francês.

Cada diploma avalia quatro competências, compreensão e expressão oral e compreensão e expressão escrita. Os titulares das versões DELF B2 e DALF estão aptos a ingressar nas universidades francesas. Há também a versão adaptada aos adolescentes, o DELF junior.

Por serem diplomas independentes e não havendo nenhum pré-requisito, o candidato pode se inscrever diretamente para o exame de sua escolha, em função do seu nível. As provas acontecem duas vezes por ano, nos meses de junho e novembro.

Validados por uma equipe especialista, essas certificações são reconhecidas internacionalmente e frequentemente utilizadas pelos ministérios de educação. É possível realizar sua prova em mais de mil centros de exames presentes em 164 países.

Próxima sessão: Novembro/2017.

Inscrições: de 07 de agosto até 06 de setembro.

Provas: em função do centro de exame e do nível.

 

tcf

TCF : 

O Test de Connaissance du Français (TCF) é um teste de nível lingüístico do francês geral destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, confiável e rápida os seus conhecimentos da língua francesa

O teste é concebido pelo Centre International d’Etudes Pédagogiques (CIEP), organismo de certificação membro da Associação de Professores de Línguas na Europa (ALTE), segundo uma metodologia extremamente rigorosa que o torna um verdadeiro instrumento de medida.

Todos os candidatos recebem um atestado de resultados que os posiciona em um dos seis níveis (de A1 a C2) da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência). Conseqüentemente, não há casos de reprovação no TCF: ele é um teste de nivelamento e de acordo com a pontuação obtida em cada uma das provas, há a indicação do nível do candidato em cada uma das competências no momento da realização das provas.

O TCF é realizado exclusivamente nas Alianças Francesas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos e São Paulo.

OBS: A validade do TCF (Tout Public, DAP ou Québec) é de 2 anos.

TCF DAP (Demande d’Admission Préalable)

O TCF DAP é específico para inscrição no 1° ou 2° ano de graduação em uma universidade francesa ou para candidatos a todos os níveis de estudos em uma das 20 escolas nacionais superiores de Arquitetura na França. Há apenas uma sessão por ano. Composição: provas obrigatórias do TCF TP + prova obrigatória de expressão escrita específica para DAP.

TCF TP – Tout Public

É um teste de nivelamento para fins pessoais ou profissionais.

(3 provas obrigatórias: compreensão oral, escrita e gramática; 2 provas facultativas: expressão escrita e expressão oral).

TCF Québec

O TCF Québec é destinado exclusivamente para participantes do processo de emigração para o Québec.

(2 provas obrigatórias: compreensão e expressão oral).

 

Próximas sessões: 10 de julho de 2017 – inscrições de até 02 de junho.

28 de agosto de 2017 – inscrições até 21 de julho. 

 

download

TEF : 

Criado em 1998, o Test d’Evaluation de Français (TEF) tem por objetivo avaliar o nível de conhecimentos em francês nas diferentes competências – compreensão e expressão – daqueles que não têm a língua francesa como língua materna.

Este teste fornece ao candidato uma “fotografia linguística” – quantitativa e qualitativa – de seu nível em francês nas diferentes competências linguísticas e comunicativas, oferecendo uma análise detalhada e individualizada dos resultados, situando-o na escala de níveis do Conselho da Europa e nos “Standards” Linguísticos Canadenses.

O TEF é adaptado às necessidades:

  • dos candidatos: validação do nível de francês projeto pessoal, estudos na França e emigração para um país francófono motivação pessoal;
  • das empresas: processo de recrutamento e seleção de pessoal promoção salarial;
  • dos organismos internacionais: Desde julho de 2002, o TEF é o único teste de língua francesa aceito pelo Governo Canadense para os processos de imigração. Está sendo oficializado na China como meio de avaliação acadêmica em língua francesa para os estudantes que desejam inscrever-se em uma universidade francesa.

O TEF é composto de duas séries de provas:

  • provas obrigatórias, compostas de três partes que não podem ser dissociadas, na forma de questões de múltipla escolha (QCM);
  • o candidato responde diretamente na ficha de respostas (leitura ótica);
  • a maior parte das questões propõe uma escolha entre quatro respostas;
  • para cada questão, há só uma resposta correta.
IMPORTANTE: Todo candidato ao TEF deve primeiramente apresentar-se às provas obrigatórias antes de inscrever-se em uma das provas facultativas.
  • provas facultativas, compostas de duas partes independentes;
  • as provas de expressão escrita e de expressão oral só podem ser feitas como complemento das provas obrigatórias, entretanto o candidato pode fazer uma das duas provas ou as duas ao mesmo tempo, no prazo de um ano a partir da data de realização das provas obrigatórias;
  • após um ano da data das provas obrigatórias, o candidato é obrigado a refazê-las.

 

Próxima sessão: 13 de setembro de 2017

Inscrições: até 09 de agosto de 2017

 

Teste de Proficiência : 

O teste de proficiência ajuda você a comprovar seus conhecimentos na língua francesa, seja por motivos de viagem, bolsa de estudos CAPES/CNPq/FAPESP, intercâmbio, curriculum vitae, mestrado/doutorado no Brasil e etc.

entrar em contato conosco

 

Deixe uma resposta