Níveis de competência QECR

O Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR – Cadre Européen Commun de Référence pour les langues) oferece uma base comum para a elaboração de programas de idiomas, de referenciais, de exames, de manuais e etc. na Europa.

Descreve, da forma mais completa possível, o que os estudantes de uma língua devem aprender para atingir seu objetivo – a comunicação – e, também, enumera os conhecimentos e as habilidades que eles devem adquirir para o uso eficaz do idioma.

O Quadro de Referência define os níveis de competência, que permitem medir o progresso do estudante a cada etapa da aprendizagem e durante todo seu percurso de estudos:

A – Utilizador Elementar
A1 – Nível de introdução e descoberta da língua
A2 – Nível intermediário e de sobrevivência

B – Utilizador Independente
B1 – Nível de acesso
B2 – Nível avançado

C – Utilizador Experiente
C1 – Nível de autonomia 
C2 – Nível de domínio da língua

As contribuições do CECR para a metodologia de trabalho na Aliança Francesa são:

  • Perspectiva “actionnelle” (voltada para a ação)
  • Noção de “tâche” (tarefa)
  • Atividades em torno da linguagem

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