TOP 10: MÚSICAS PARA TREINAR SEU FRANCÊS

Seja pelo ritmo calmo ou pela articulação do cantor, algumas músicas parecem ser mais fáceis de ser entendidas em francês. Selecionamos chansons clássicas e outras composições mais modernas para você treinar seu ouvido e conseguir identificar alguns mots em francês sem dificuldade:

1. Parlez-moi de lui (Françoise Hardy)

A voz doce e calma de Françoise Hardy nessa canção de melodia triste facilita a compreensão de algumas palavras. Outras músicas da cantora também são igualmente bem compostas, como Le Soleil, que tem um ritmo gostoso e um refrão que gruda no ouvido.


2. J’aime Paris Au Mois De Mai (ZAZ)

Em dueto com Charles Aznavour, ZAZ canta uma das músicas que compõem o álbum Paris, especialmente dedicado a homenagear a capital. É possível perceber quantos detalhes a fazem “amar Paris no mês de maio”, como dito no título da canção.


3. La Javanaise (Serge Gainsbourg)

O ritmo é perfeito para dançar coladinho e a voz pausada de Serge faz com que o entendimento fique mais fácil. Ele também tem várias outras composições de estilos ecléticos, do jazz ao reggae.


4. L’Amour (Carla Bruni)

A voz rouca de Carla Bruni dá bastante espaço entre as palavras. O ritmo é romântico e à primeira vista pensamos que a ex primeira dama vai falar sobre como é bom amar… Mas a letra corresponde ao contrário: “L’amour, hum hum, pas pour moi”, em tradução “O amor, hum hum, não foi feito para mim”.


5. Sous le ciel de Paris (Juliette Gréco)

Ao regravar a música, a cantora e atriz Juliette Gréco, a tornou um sucesso! Tanto que, muitos anos depois, é ZAZ quem a leva para shows mundo a fora. A chanson fala sobre a l’art de vivre de Paris de forma bem romântica.


6. Laisse tomber les filles (France Gall)

A repetição do título da canção, “Laisse tomber les filles”, em tradução, “Deixe as garotas em paz”, é quase exaustiva, mas as batidas da percussão e a levada jazz tornam a música divertida. Composta por Serge Gainsbourg, ela é cantada na voz aguda de France Grall, e é possível “pescar” algumas palavras.


7. Sympathique (Pink Martini)

Mesmo cantada e composta por uma banda americana, a música é praticamente uma aula de francês, especialmente se acompanhada do vídeo clip, bem explicativo. Algumas frases-chave como “Je ne veux pas travailler” e “Je ne veux pas déjeuner” ditam o refrão e são faladas de forma bem clara e precisa.


8. Tu veux ou tu veux pas (Brigitte Bardot)

A música é uma adaptação da canção brasileira “Nem Vem que não tem”, gravada por Wilson Simonal. A versão francesa traz a voz de Brigitte Bardot, que faz as indagações da letra de forma bem articulada, perguntando: “Tu veux ou tu veux pas”, em tradução “Você quer ou não quer?”.


9. Papaoutai (Stromae)

As batidas hip-hop dançantes de Stromae já são presença constante nas pistas por aí. A letra de Papaoutai pergunta no refrão “Où t’es, papa, où t’es?”, em tradução, “Papai, onde está você?”, daí o título da música. Com várias repetições, é fácil identificar a questão e também algumas críticas feitas ao papel do pai na criação dos filhos.


10. Samba de mon coeur qui bat (Coralie Clément)

O sambinha bem pausado é ótimo para conseguir acompanhar a letra cantada pela doce Coralie Clément. Sem agitos, a música é quase uma bossa nova, e trata de uma decepção amorosa.


 

QUER MAIS?

Agora que você conhece esta musicas francesas, você também gostaria de conhecer outras e muito mais?  Conheça o curso da Aliança Francesa Araraquara, que vai te ensinar a língua e a cultura francesa! Seu francês vai decolar!

Você irá aprender de uma forma rápida e definitiva a se comunicar em francês (seja você alguém que nunca teve contato ou que já tenha feito aulas). Entre em contato! Clique

Comentários encerrados.