TOP 5: SÉRIES FRANCESAS QUE VALEM A PENA

Difícil encontrar quem não esteja acompanhando ao menos um seriado, ou vários juntos, e acumule uma boa dose de ansiedade a cada temporada, fugindo dos onipresentes spoilers. Além de serem uma distração, os enredos conseguem nos aproximar da língua e da cultura de um país. Se o objetivo é afinar o francês, eles certamente são uma ferramenta muito bem-vinda para trabalhar o ouvido, a dicção, e descobrir novos vocabulários – você pode ver aqui boas dicas de memorização também! Selecionamos as séries mais elogiadas pela crítica, voilà:

Les Revenants

Com roteiro de inspiração sobrenatural, a trama acontece em uma pequena cidade francesa, onde várias pessoas dadas como mortas reaparecem do nada, como se nada tivesse acontecido. Criada por Fabrice Gobert, é uma adaptação do filme homônimo “Eles Voltaram”, em tradução para o português. A cidade no interior na França acaba desnorteada com o retorno dos mortos, que tentam se ressocializar novamente junto aos vivos. Bizarre, non? A série deixa um gostinho de tensão e suspense saborosos, que são degustados enquanto os revenants agitam e tumultuam a cidade.


Un Village Français

Perfeita para quem prefere tramas históricas, a série é um sucesso na França e usa o período da ocupação alemã como deixa para o desenrolar da narrativa, que acontece na cidade francesa fictícia de Villeneuve. Nessa nova configuração, que se dá entre 1940 e 1945, muitos moradores são mortos enquanto os que restam devem se curvar ao regime alemão e suas imposições além de realinhar sua rotina com as ordens vindas dessa nova presença estrangeira.


Engrenages

A receita típica de muitas séries é a ficção policial, que se desenrola ao redor de um crime que precisa ser solucionado. Em Engrenages, também conhecida como Spiral, a história é muito bem desenvolvida e, junto ao sistema judiciário francês, as mortes assombrosas são desmistificadas com maestria. A rotina de trabalho em conjunto dos detetives, advogados, procuradores e juízes é  mostrada, enquanto o espectador se deixa levar por uma série de questões até que os nós de suspense sejam desfeitos. A série fez muito sucesso tanto na França como nos mais de 70 países em foi exibida.

Braquo

Com altos níveis de audiência, a série acompanha a routine de policiais que trabalham em Hauts-de-Seine, na França. Depois do suicídio de um comandante, acusado de violência contra um suspeito, os quatro policiais personagens principais da história começam uma investigação com o objetivo de limpar o nome do amigo e sua honra. Para conseguirem provas de que ele é inocente, porém, burlam regras e perseguem órgãos públicos. A primeira temporada registrou recorde de público, desbancando muitas produções americanas que prezam pelo mesmo tipo de enredo.

Marseille

Série produzida para a Netflix, Marseille conta com Gérard Depardieu como protagonista, desempenhando o papel de presidente da câmara da cidade francesa que dá nome ao seriado. O jogo político é o pano de fundo de toda a narrativa, centrada na passagem de poder do presidente da câmara para seu filho, ocasião que serve de estopim para uma disputa e guerra de egos pelo controle de Marseille. Não vai ser fácil passar o bastão!  

Comentários encerrados.